21/02/2017 11h53

Brasil estuda técnica que usa bagaço da cana para despoluir a água

 
 

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Somente na safra 2015/2016 foram cultivadas 655 milhões de toneladas destinadas para diversos fins. Entre eles, a produção de etanol.

Mas, após a extração do caldo, cerca de um terço fica para trás como resíduo: o chamado bagaço. O que pouca gente sabe é que ele pode ser utilizado como matéria-prima para dar origem ao carvão ativo, componente bastante utilizado em sistemas de purificação da água e do ar.

A técnica está sendo desenvolvida por pesquisadores do Laboratório Nacional de Tecnologia, que pertence ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

O primeiro passo para a fabricação é a queima completa do bagaço. Depois esse carvão é misturado com reagentes químicos e submetido a um tratamento térmico. "Esses poros são bem pequenos e são onde ficam retidos os poluentes da água e do ar que se deseja remover", explica o pesquisador Mathias Strauss.

Segundo Strauss, a inovação, se desenvolvida em larga escala, pode trazer importantes vantagens ao Brasil, que ainda importa o produto. "Temos estudado e visto que carvão ativo pode ser até 20% mais barato. Os nossos materiais têm pelo menos o mesmo desempenho ou até duas vezes melhor que o dos carvões comerciais ativos mais comuns", complementa.

No Brasil, assim como em outros países, uma das principais funções dos carvões ativos é a utilização para a remoção das impurezas da água. Segundo estimativas, para um município brasileiro com um milhão de habitantes, é necessário cerca de uma tonelada de carvão ativo por dia para o tratamento de água. Haja bagaço!

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso