13/06/2018 13h58

BC e Fazenda vão atuar juntos nos mercados sempre que necessário, diz Guardia

Por: Folha de Dourados
 

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta quarta-feira que sua pasta e o Banco Central continuarão atuando em conjunto, "sempre que necessário", para reduzir a volatilidade nos mercados financeiros.

"No nosso entendimento, os preços não estavam refletindo os fundamentos da economia e, nesse momento, é fundamental a atuação serena e conjunta do BC e do Ministério da Fazenda", afirmou Guardia durante evento em São Paulo. "Fizemos isso na semana passada e continuaremos a fazer sempre que julgarmos necessário", acrescentou.

Com temores vindo da cena externa, sobretudo se os juros vão subir mais do que o esperado nos Estados Unidos, e da cena eleitoral no Brasil, o dólar disparou frente ao real nas últimas semanas, chegando a ir acima de 3,90 reais, e as taxas dos contratos futuros de juros saltaram.

Dessa forma, o BC entrou pesado no mercado cambial, por meio de leilões de swaps cambiais (equivalentes à venda futura de dólares) e operações compromissadas, enquanto que o Tesouro cancelou parte de seus leilões tradicionais de títulos públicos para realizar ofertas de compra e venda de NTN-F, um papel pré-fixado.

Guardia repetiu ainda que o país possui grande colchão de liquidez e, assim, está mais preparado para enfrentar essas turbulências.

"Os fundamentos da economia são completamente diferentes, (em comparação com 2002)... O que significa que o BC tem instrumentos para atuar no mercado de câmbio e o Ministério da Fazenda e o Tesouro, para atuar no mercado de juros", afirmou o ministro.

Segundo ele, o déficit em transações correntes do país é pequeno e amplamente financiado pelo investimento direto estrangeiro. Além disso, lembrou que o Brasil é credor líquido em dólares. (Reuters)

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso